Thursday, May 23, 2013

FLISOL Chapecó: Uma grande estréia!

Já fazem quase 4 semanas que tivemos o primeiro FLISOL de Chapecó, mas as boas lembranças persistem. Tivemos um público de mais ou menos 100 pessoas, reunindo gente de cidades variadas aqui da região. Não saiu tudo como eu gostaria, mas acho que no geral foi muito positivo, principalmente se considerando o pouco tempo que tivemos pra organizar. Gostaria de registrar meu MUITO OBRIGADO ao pessoal do curso de Ciência da Computação da Unochapecó, que ajudou muito mais do que eu esperava.

Eu apresentei uma palestra rápida sobre Software Livre e Inovação Tecnológica (slides), junto com meu colega do OeSC-Livre Andrei Zuse, e também uma palestra sobre o Projeto Fedora (slides). Os vídeos são do amigo e "colega de Software Livre" Ivan Fuzzer (obrigado!). Parece mentira, mas foi a primeira vez que apresentei uma palestra especificamente falando do Fedora em si, como o projeto funciona e se organiza, o que é, o que faz, seus valores essenciais e tudo mais. Não ficou uma maravilha, mas foi um bom primeiro passo. Pretendo ser um Embaixador do Fedora mais ativo a partir deste FLISOL, e assim vou ganhando também mais experiência ao falar do projeto.

O Install Fest, ponto alto de qualquer FLISOL, foi bem movimentado, e chegamos a distribuir 42 DVDs de instalação e também 42 DVDs Live (coincidência!) do Fedora 18. Infelizmente eu perdi um bom tempo gerando e assinando os certificados dos participantes (já aprendi a lição: fazer o modelo com assinatura digitalizada), então não pude participar tanto quanto eu gostaria, mas o Andrei Zuse ajudou bastante gente a conhecer melhor o Fedora. Acho que o Fedora ganhou um novo colaborador, pois o Andrei já está me pedindo o caminho das pedras para criar uma conta e começar a contribuir. ;-) Muito bom! Quero começar a organizar Fedora Activity Days por aqui, e aos poucos encontrar mais futuros colaboradores.

O que me deixou impressionado mesmo foi o pessoal do Arduino. Eles realmente tocaram fogo nos participantes, apresentando uma série de projetos mostrando todas as possibilidades dessas plaquinhas. Eu tinha resistido até agora, mas acabei me convencendo a brincar também. Já comprei uma Uno R3 e estou estudando tudo o que posso (no meu incrível tempo livre) sobre o ATmega328P. Pra quem começou com um Z80 lá em 1987, estudar um processador de 8bits de novo é muito gostoso, mas confesso que a "Arquitetura Harvard" não me apetece muito facilmente. Eu quero executar a RAM! Hahaha! Outra coisa legal que saiu do FLISOL foi a idéia de termos uma oficina "itinerante" de Arduino, realizando uma reunião por mês, cada vez em uma instituição de ensino diferente. Vamos ver como isso vai rolar. Acho que vai ser muito bom.

Pra finalizar, nosso colega Felipe Baptista disponibilizou algumas fotos do evento.

No comments: