Friday, May 02, 2014

Encontro de LibreOffice, Arduino Day e FLISoL: OeSC-Livre em movimento!

Mas bah! Fazem semanas que eu queria vir postar alguma coisa, pelo menos desde o Arduino Day. Os últimos meses foram de muito movimento divertido aqui no Oeste Catarinense, começando pelo 3º Encontro Catarinense de LibreOffice que aconteceu no dia 15 de Março lá na UnC em Concórdia. O Klaibson Ribeiro e o Jackson Laskoski estão de parabéns pela iniciativa de trazer este evento pra cá. Aliás, é muito legal ver eventos cada vez mais diferenciados e específicos acontecendo aqui no bom e velho oeste. Acredito que estamos colhendo os frutos de sementes que vêm sendo plantadas nos últimos anos, com otimismo, tranquilidade e perseverança.

O Arduino Day organizado lá na UNOESC Chapecó foi um sucesso total. Tivemos laboratórios lotados e muita gente fuçando nas plaquinhas, aprendendo a lidar com bits físicos. Desde os piscadores de LED até gente fazendo sensores de temperatura e mexendo com displays LCD, tinha de tudo e todos os envolvidos saíram de lá tendo aprendido muita coisa. Valeu muito a pena participar. Pra variar eu apresentei uma daquelas palestras que acaba em um terminal aberto cheio de números hexadecimais, e o público adorou! Hahahah evento nerd é assim: projeta uma tela preta com letras e números enigmáticos e o pessoal fica maluco. Eu queria ter melhorado um pouco os slides antes de disponibilizar aqui, já que o código em si eu mostrei no terminal, mas faltou tempo. Fica pra próxima palestra deste assunto.

No sábado passado tivemos o segundo FLISoL realizado em Chapecó, desta vez sediado pela UNOESC. Foi um sucesso novamente. Muita gente que já conhecia Software Livre (e Hardware Livre, que tem estado sempre presente) aproveitou pra trocar idéias e renovar conhecimentos, e também muita gente nova nesse mundo aproveitou pra instalar uma distribuição de Linux pela primeira vez com a ajuda dos mais experientes. O Álisson Bertochi e o Tiago Zonta estão de parabéns pelo excelente evento, muito bem organizado. Também foi muito legal o engajamento de pessoas como o Éderson Szlachta (que fez o layout dos crachás) e o Eliezer Bernart, que falou sobre FirefoxOS, apresentou oficina de desenvolvimento pra esse novo Sistema Operacional, e ainda trouxe muitos swags da Mozilla pra distribuir pra gurizada.

No FLISoL eu apresentei uma palestra sobre Software e Hardware Livres, para dar uma base conceitual às conversas, palestras e oficinas que viriam depois, e mais tarde como é de praxe apresentei o Projeto Fedora. No InstallFest da tarde ajudei uma pessoa a instalar Fedora 20 em seu laptop em dual-boot com o Windows 8. Tive um pouco de medo no início, e é claro que deu um probleminha (o Fedora bootava legal, mas o Windows não queria mais ligar), mas desabilitando o SecureBoot deu tudo certo. Deve ter uma maneira de deixar os dois funcionando bem com SecureBoot, mas não deu tempo de investigar mais. Distribuimos mídias de Fedora e criamos pendrives para alguns que iam instalar em casa. No geral foi tudo muito legal.

Fico muito feliz de ver que já podemos dizer que temos uma comunidade de Software e Hardware Livre estabelecida e ativa na região. Muitos eventos, encontros e outros movimentos interessantes vêm acontecendo, como os Hackerspaces que estão tomando forma e se concretizando. Também é muito legal ver que todos estes eventos tiveram apoios variados, inclusive com a Editora Novatec se fazendo presente em todos eles, com códigos promocionais e itens para sorteio. Tanto no Arduino Day quanto no FLISoL a empresa local Fazolo Componentes Eletrônicos também apoiou, com kits de componentes a preços promocionais e sortendo um kit por evento.

Agora vem o FISL e fechamos o primeiro semestre do ano com chave de ouro. Teremos muita gente do grupo lá, pra celebrarmos juntos e representarmos nossa região, que cada vez mais demonstra que está caminhando com passos firmes no mundo da tecnologia.

2 comments:

Jackson Laskoski said...

Buenas!

Parabéns pelo relato, Fábio.

O Velho Oeste Catarinense realmente está cada vez mais 'integrado' e 'inovador' em eventos e grupos de tecnologia.

Abraços!
Jack

Eliezer Bernart said...

Olá,

Grande Fábio, que veio para o Oeste de Santa Catarina, colocou por aqui uma semente e que hoje começam a dar seus primeiros frutos!

Obrigado por tudo grande Mestre, e que estes possam ser os primeiros de muitos encontros que ainda estão por vir!

Abraço!