Friday, June 07, 2013

Palestra na Semana Acadêmica da Ciência da Computação na URI Erechim

Ontem a noite tive o prazer de apresentar uma palestra pela primeira vez na URI Erechim, participando da Semana Acadêmica do curso de Ciência da Computação. Falei sobre Software Livre e Inovação Tecnológica, abordando um pouco da história do Software Livre, quais são as empresas e instituições que usam (na verdade mostrando que todo mundo usa), e depois entrando na questão da qualidade do Software Livre e finalmente chegando no tópico final de Inovação baseada em SL.

A única coisa inesperada foi que meu laptop ficou sem bateria e se desligou antes de eu terminar a palestra (oops!:-). Acho que o projetor (ou o negócio USB de passar slides) sugou muita energia, sei lá. Anteriormente já apresentei duas palestras no mesmo dia sem ligar na tomada, e a bateria aguentou na boa. Mas tudo bem, segui tranquilo conversando com os participantes e tudo fluiu bem. :)

Aproveitei para falar sobre o Projeto Fedora e distribuir DVDs Live do Fedora 18. Procurei salientar a ênfase do Fedora em inovação, falar sobre todas as funcionalidades que temos no sistema, e um pouco do que vem no Fedora 19. Eu acho que o pessoal gostou, no final quase todos vieram pegar um DVD. No total foram distribuídos 54 DVDs para os participantes, e o Prof. Alexandro ficou com mais 20 para distribuir para outros alunos interessados nos próximos dias.

Fica aqui o meu agradecimento aos Profs. Fábio Zanin e Alexandro Adário pelo convite, pela hospedagem, pelo presente ao final da palestra e, claro, pela ótima oportunidade de conversar com seus alunos. Quando for possível eu volto, talvez para falar mais sobre o Projeto Fedora e sobre como participar dele.

No comments: