Tuesday, November 11, 2008

OpenBSD no EeePC

Logo antes do evento TcheLinux em Santa Maria, o Filipe Rosset passou aqui em casa e me deixou emprestado um EeePC 701 (aqueles pretinhos minúsculos originais, certamente projetados por oftalmologistas) pra mim fuçar e eu resolvi instalar OpenBSD nele.

Baixei um snapshot para i386 (eu procuro comprar as caixinhas de CDs para ajudar (e porque são bonitas e divertidas) mas sempre instalo snapshots), botei num pendrive, bootei o pendrive e instalei direto no disquinho SSD dele (acho que é SSD né? não lembro direito). Foi até chato, instalou sem nenhum problema. O único ajuste necessário foi desabilitar o suporte a APM (config -ef /bsd; disable apm; quit), já que o BIOS do EeePC suporta tanto APM quanto ACPI mas na verdadade algumas coisas só funcionam bem com o ACPI mesmo e o APM fica atrapalhando.

Como era de se esperar, a WiFi Atheros não funcionou, e eu achei que a webcam funcionaria, mas também não funfou. Plugando outra WiFi em uma portinha USB o bichinho ficou bem divertido.

O que me lembrou disso ontem foi ver um commit no OpenBSD habilitando o suporte a modo bulk no driver de webcams USB, o que fez a câmera do EeePC 701 funcionar. Com as recentes atualizações no driver de DRM no kernel e no X, o EeePC teria também aceleração 3D por default (sem configurar nada). Só falta aquela porcaria de Atheros proprietária.

Juntando também o recente servidor de som nativo, com conversão automática entre formatos de múltiplas streams, o OpenBSD está ficando cada vez mais apetitoso no desktop... e acho que fica ótimo num netbook, por ser simples, completo e enxuto.

Estou curioso para ver como os snapshots mais recentes do OpenBSD se comportam num Acer Aspire One. Alguém discorda que os AA1 são os melhores netbooks atuais?

6 comments:

Anonymous said...

sem opinião revoltada sobre o tema, mas o aa1 perde para o wind por ter uma tela pequena em um netbook que não é tão pequeno...

Unknown said...

Hmm interessante... eu também andava de olho num MSI Wind. Será que a versão brasileira, o mobo white, também tem tela do tamanho do MSI Wind? Vou procurar os detalhes de configuração com mais cuidado pra decidir qual deles me dar de presente... :)

Obrigado pela dica!

Unknown said...

Olá!

Post bem interessante. Eu prefiro o MSI Wind, por 2 motivos:

- keyboard maior (mais suportável para quem tem mãos grandes)

- HD 120GB


[]s


Adenilson

Unknown said...

Falando nisso, tem algum modelo de MSI Wind (ou Mobo White) que tenha SSD ao invés de disco? Eu prefiro mesmo um SSD do que um disco imenso, pois não quero o netbook para ficar acumulando muitas coisas... pro meu uso pretendido, 8GB de SSD silencioso, resistente e gastando menos energia tá mais que bom. :)

Anonymous said...

o mobo white é o msi wind, sem tirar
nem por nada (exceto o logo da positivo)

mas até onde sei só existem versões
com hd do brinquedinho...

Anonymous said...

eh... O MSI (MOBO) soh tem HD mesmo, sem SSD. Mas se segurares um pouco, a MSI lancara um novo no primeiro trimestre do ano que vem! menor e mais fino!
Tem outras 2 otimas opcoes: DELL MINI e HP MINI, apesar dos precos...

Abraco